top of page

Calendário Fiscal: julho de 2025

  • Foto do escritor: CdA - Negócios & Consultoria
    CdA - Negócios & Consultoria
  • 1 de jul.
  • 1 min de leitura

Julho convida a banhos de sol, muita praia e sunsets, mas as obrigações fiscais das empresas, trabalhadores independentes e até dos contribuintes em geral, não vão de férias. Cumprir esses prazos junto da Autoridade Tributária, Segurança Social ou de outras entidades públicas é essencial para evitar coimas e garantir que tudo corre sem contratempos.


Notas de Euro

Créditos: Adobe Stock


Como já é habitual, o mês inicia-se com a comunicação de faturas através da entrega do SAF-T, um ficheiro que possui dados referentes à faturação do mês anterior, junho, bem como a inexistência de faturação, que também se recomenda a comunicação. Segue-se, então, o frequente conjunto de prazos até 31 de julho: entrega de declarações e pagamentos de IVA, o pagamento da Taxa Social Única (TSU) e o primeiro pagamento por conta – de IRS para os trabalhadores independentes com rendimentos da categoria B; e do IRC para as empresas, ou seja, impostos sobre os lucros.  

De ressalvar ainda, a obrigação de comunicação da Informação Empresarial Simplificada (IES) cujo prazo foi prorrogado pelo Despacho SEAF n.º 2/2025 - XXV, de 09/06,  até 25 de julho.

Confira todas as datas e detalhes no quadro abaixo:


Comentários


bottom of page