Como proteger a sua rede Wi-Fi em 4 passos
- CdA - Negócios & Consultoria
- 13 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Em julho deste ano, o número de indivíduos com acesso à internet no mundo era superior a 5 mil milhões, o equivalente a cerca de 67.1% da população mundial, em Portugal, em concreto, o número de utilizadores do ciberespaço é já superior a 80%. Assim, à medida que o número de utilizadores aumenta, os riscos associados à utilização do ciberespaço sofrem também eles um incremento, particularmente em ambiente doméstico.
Proteger as redes de Wi-Fi domésticas contra agentes mal-intencionados é assim um imperativo para quem pretende evitar intrusões e o acesso não-autorizado a dados pessoais ou sensíveis, como informação bancária, passwords ou até ficheiros armazenados nos dispositivos conectados.
Neste artigo, apresentamos 4 passos simples que permitirão tornar o seu Wi-Fi mais seguro.

Créditos: Adobe Stock
O que é o Wi-Fi
De um modo simples, o Wi-Fi (Wireless Fidelity), é uma tecnologia de comunicação sem fios. Geralmente realizada por meio de transmissão de ondas de rádio ou de infravermelhos, não existe a necessidade de licenças de instalação ou operação, bastando apenas alcance e acesso a um equipamento de uma rede pública ou privada – o hotspot ou router.
Como proteger a sua rede privada de Wi-Fi: os 4 passos essenciais
Talvez já não se recorde, mas é provável que no dia em que instalou o serviço de internet em casa, a configuração-padrão do equipamento retransmissor – router ou modem – não tenha sido alterada. Mas não se preocupe, já todos cometemos esse “erro” em algum momento da nossa vida, fruto do nosso desconhecimento da matéria em causa.
Se quer saber como resolver essa situação, siga os passos em seguida:
i) Altere a password de acesso à rede e ao equipamento
Existem duas formas para modificar as configurações da sua rede Wi-Fi:
a) Utilizando a aplicação ou website designados pela operadora que lhe fornece o serviço de internet;
b) Utilizando o seu browser (Google Chrome, Microsoft Edge, Morzilla Firefox, Opera, Safari), colocando o endereço IP (Internet Protocol) do seu equipamento (hotspot/router/modem) na barra de pesquisa e preenchendo os campos apresentados com os dados fornecidos pelo fabricante/operadora.
Em ambos os casos, deve seguir as opções apresentadas no menu “Configurações” ou “Definições” de Wi-Fi. No caso concreto de b), a opção apresentada será algo semelhante a “Rede Doméstica” e/ou “WLAN”, onde poderá alterar a password da rede.
A password deve ser forte, ou seja, possuir entre 10 a 12 carateres, combinando letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos – por exemplo: Aq!Sp?09_63%. Além disso, a password deve ser alterada com regularidade.
ii) Altere o nome de acesso à rede
Este passo, é muito semelhante ao anterior. Neste sentido, deve procurar pela opção “Configurar” ou “Editar”, ou termo equivalente nome da rede (o SSID). O nome a escolher não deve identificar a rede como sendo sua propriedade – por exemplo: password?qual password?
iii) Escolha a opção criptográfica mais segura
As redes Wi-Fi possuem vários tipos de protocolos de segurança, como o WEP (Wired Equivalent Privacy), o WPA (Wi-Fi Protected Access) ou o WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2). Embora todos eles possuam a capacidade de cifrar as comunicações realizadas através da sua rede, não têm o mesmo nível de eficiência em relação a intrusões e quebras na cifragem da informação.
Neste sentido, é aconselhável que a sua escolha recaia sobre o WPA2.
Método na aplicação/website do operador ou o browser: procure pela função “Configurações” ou “Editar” ou expressão semelhante, em relação à rede Wi-Fi, alterando o modo de autenticação para o protocolo WPA2.
iv) Crie uma rede apenas para convidados
É frequente quando recebemos convidados em casa lhes cedermos a password da rede Wi-Fi para que possam navegar na internet, contudo, esta prática pode causar dissabores. Assim, como modo de evitar imprevistos, é aconselhável a criação de uma rede especifica para o efeito – chame-lhe por exemplo “wifi_amigosamigosnegociosaparte”.
Para a configurar siga os seguintes passos:
Método na aplicação/website da operadora ou browser: procure pela função “Configurar Wi-Fi” ou expressão semelhante, selecionando posteriormente a opção “SSID Secundário” ou expressão semelhante, e atribuindo-lhe um nome e password diferentes daquelas que utiliza na sua rede.
コメント