top of page

Inteligência Artificial Generativa: Uma Moeda, Duas Faces?

  • Foto do escritor: CdA - Negócios & Consultoria
    CdA - Negócios & Consultoria
  • 11 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Nos últimos meses, a Inteligência Artificial tem estado na ordem do dia, muito devido ao surgimento de plataformas como o ChatGPT da OpenAI e do Bard da Google, que utilizam algoritmos para gerar textos, imagens, e outro tipo de conteúdo. Se por um lado, há quem defenda a utilidade destas novas ferramentas, por outro, levantam-se questões sobre o seu possível impacto negativo.


Mão robótica com dedo indicador esticado

Créditos: Freepik


Se há algumas décadas a inteligência artificial parecia ser uma mera obra de ficção científica ou uma realidade longínqua, os últimos meses têm provado o contrário. Prova inequívoca disto, são os 100 milhões de utilizadores que o ChatGPT conquistou em apenas um mês, ou seja, entre novembro e dezembro de 2022.

Mas o que é afinal a inteligência artificial generativa? Para que fins pode ser utilizada? Quais os riscos associados à sua utilização incorreta?


O que é a Inteligência Artificial Generativa? Em traços gerais, a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) refere-se a um tipo de Inteligência Artificial (IA), capaz de criar conteúdos únicos como, texto, imagem, vídeo, áudio, código, entre outros, com base em informações anteriormente existentes. Ou seja, a IA Generativa utiliza modelos de machine learning para processar e avaliar dados visuais ou textuais em grande escala, concedendo posteriormente respostas aos pedidos que lhe são endereçados.


Aplicações da Inteligência Artificial Generativa De acordo com a 3.ª edição do relatório “State of IT Report” publicado pela Salesforce, a IA é uma realidade em ascensão nas empresas. Dos cerca de 500 líderes de Tecnologias de Informação (TI) inquiridos, 86% acredita que a IA Generativa terá um papel importante nas suas empresas num futuro próximo.

Em seguida, identificamos algumas das principais aplicações de ferramentas de IA Generativa.

  • Geração de imagem

Ferramentas como o DALL-E 2, possibilitam a transformação de texto em imagem, sendo possível gerar conteúdo gráfico com base em cenários, assuntos, estilos ou local.

Pedimos ao Stable Diffusion que nos criasse um logotipo para uma empresa de consultoria. Este foi o resultado:

Imagem gerada por inteligência artificial através da prompt “logo for ABCD consulting company”

Imagem 1: Imagem gerada por inteligência artificial através da prompt “logo for ABCD consulting company” no Stable Diffusion


  • Geração de texto

Plataformas como o ChatGPT da OpenAI ou Bard da Google, pode ser usado para a criação de diálogos, manchetes ou anúncios que conseguirão facilmente ser integrados em campanhas de marketing, comunicação corporativa, descrição de produtos. Além disso, a IA Generativa tem a capacidade de ser integrada em chat de apoio ao cliente.

Solicitamos ao ChatGPT, um texto sobre branding corporativo para integração nas redes sociais. Apresentamos em seguida o resultado.

Texto gerado por inteligência artificial através da prompt “Texto curto para campanha de marketing a integrar nas redes sociais sobre o Branding Corporativo feito pela ABCD”

Imagem 2: Texto gerado por inteligência artificial através da prompt “Texto curto para campanha de marketing a integrar nas redes sociais sobre o Branding Corporativo feito pela ABCD” no ChatGPT


  • Geração, revisão e correção de código-base

Uma outra funcionalidade da IA Generativa, é o desenvolvimento de código-base para criação de software e páginas web, sem que seja necessária a codificação manual, ou seja, sem a intervenção do programador. Além disso, as ferramentas de IA Generativa podem ser utilizadas para rever código e otimizá-lo – sugerem por exemplo, melhorias ou alternativas mais eficientes – podendo também auxiliar na identificação e consequente correção de bugs no código gerado.

Vejamos a resposta à nossa solicitação de um código-base para construção de uma loja online.


Código gerado por inteligência artificial através da prompt “Código HTML para loja online”

Imagem 3: Código gerado por inteligência artificial através da prompt “Código HTML para loja online” no ChatGPT


Riscos de utilização

No estudo “State of IT Report” publicado pela Salesforce – já o referimos anteriormente na secção “Aplicações da Inteligência Artificial Generativa” – 64% dos líderes de TI inquiridos demonstram preocupação relativamente à ética da IA Generativa, e 62% revelam estar apreensivos sobre o impacto destas tecnologias nas suas carreiras. É por isso essencial, percebemos quais os riscos associados à utilização desadequada de ferramentas generativas.

Dos diversos riscos, salientamos os seguintes:

  • Falta de transparência;

  • Desinformação e manipulação;

  • Violação de dados privados e protegidos por direitos de autor;

  • Preconceito e discriminação;

  • Questões de segurança, sobretudo cibernética;

  • Extinção de postos de trabalho, logo, desigualdades sociais;

  • Desafios legais e regulatórios.

IA Generativa: uma moeda, duas faces?

Ao longo das últimas seis décadas, a IA tem alimentado muitos sonhos, mas também muita controvérsia. Serão as máquinas capazes de pensar? Conseguirão ultrapassar a inteligência humana? Quais as consequências de uma tecnologia que é capaz de criar conteúdos apenas com base num comando humano?

A IA Generativa – tal como a IA convencional – é simultaneamente fascinante e sombria. Como vimos acima, as ferramentas baseadas nesta tecnologia são hábeis na criação de conteúdo, contudo, a sua utilização de forma desapropriada pode ser sinónimo de desafios legais, éticos e sociais significativos.

Em suma, a discussão não deverá ser em torno das oportunidades e desafios gerados pela IA Generativa e plataformas em si baseadas, mas sim no desenvolvimento de ferramentas e processos que promovam o bem-estar social e económico da sociedade. Neste sentido, é necessário que se trabalhe em áreas como a regulamentação, educação e consciencialização.

コメント


bottom of page