top of page

Faturação Eletrónica: O que é, o que não pode ser considerado, vantagens

  • Foto do escritor: CdA - Negócios & Consultoria
    CdA - Negócios & Consultoria
  • 7 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Segundo o estudo “Estudo sobre Faturação Eletrónica em Portugal” levado a cabo pela CEGID, fornecedora líder mundial de soluções cloud de gestão empresarial, apenas 39% das PMEs utiliza uma solução de faturação eletrónica.


Créditos: Streammind, 2021


Realizado pela CEGID entre os meses de março e abril de 2023, o relatório revela que, embora 88% das PMEs estejam familiarizadas com a realidade das faturas desmaterializadas, apenas 39% utilizam efetivamente um software de faturação. De acordo com os autores do estudo, as principais razões para a não adoção de soluções eletrónicas de faturação, prendem-se com fatores como: os custos de implementação, o reduzido número de faturas remetidas, e sobretudo, o facto de as empresas não serem parte de setores de atividade abrangidos pela legislação imposta em 2022.

Embora os quadros das empresas sejam maioritariamente conhecedores dos normativos legais em vigor, cerca de um terço não tem conhecimento de que a partir de 31 de dezembro de 2023, as faturas em formato .PDF que não possuam assinatura eletrónica qualificada, deixarão de ser consideradas faturas eletrónicas.


“A tecnologia deve ser vista como um aliado-chave para manter a competitividade das empresas e a adoção da faturação eletrónica deve ser parte integrante da estratégia de transformação digital das organizações portuguesas.” Eugénio Veiga, Diretor da Unidade de Negócio Cegid Yet



O que é uma fatura eletrónica?

Falar de fatura eletrónica, é muitas vezes interpretado como sendo uma mera fatura em formato .PDF, contudo, a fatura eletrónica é muito mais do que um documento em formato digital. Emitida por um software certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), a fatura eletrónica é assinada digitalmente e enviada de forma automática do sistema do emissor para o do cliente, permitindo uma operação mais célere, eficiente e amiga do ambiente.


O que não pode ser considerado uma fatura eletrónica?

Como já referido anteriormente, a fatura eletrónica é mais do que um documento em formato digital. Desta forma, no seguimento da Lei vigente em Portugal, os seguintes documentos não podem ser considerados como fatura eletrónica:

  • Documentos em formato .PDF e/ou de texto, não estruturadas com modelo semântico de dados;

  • Imagens em formato .JPG, .PNG, .TIFF, e/ou outras extensões de imagem;

  • Faturas em formato .HTML, não estruturado numa página de internet e/ou em formato de correio eletrónico (Email);

  • Digitalização (Scan) de faturas em papel;

  • Faturas em papel enviadas em formato de imagem via fax.

Quais as vantagens da faturação eletrónica?

Embora a partir de 1 de janeiro de 2023, se tenha tornado uma obrigação legal para os fornecedores do setor público, a faturação eletrónica representa um mundo de vantagem e oportunidade para os negócios. Além da desmaterialização de processos e da redução do consumo de papel, com esta solução fica garantida a redução de custos e burocracias nas empresas.

Apresentamos-lhe as principais vantagens em seguida:

  • Agilidade de tesouraria – com a fatura em formato digital, o envio e receção torna-se mais rápido e ágil. Como a troca de informação é instantânea, o cliente recebe e trata de forma mais célere e simples os documentos, o que permite que o pagamento seja efetuado num menor espaço de tempo.

  • Aumento das receitas operacionais – como o envio é realizado por via digital, os custos de processamento e envio das faturas torna-se mais reduzido. Do mesmo modo, minimizam-se os possíveis erros de processamento e reduz-se o consumo de papel, o que naturalmente gera uma poupança adicional.

  • Maior confiança e transparência na faturação – todos os documentos emitidos pelo software de faturação são assinados digitalmente, o que garante a sua validade fiscal. Assim, está garantido o cumprimento das obrigações resultantes dos normativos legais e fiscal, estando adicionalmente assegurada a fiabilidade, privacidade e segurança no intercâmbio da informação.

  • Combate à evasão fiscal – a faturação eletrónica garante a automatização do processamento de documentos, assim sendo, está minimizada a possibilidade de extravio de faturas e/ou a ocorrência de erros e falhas.




Independentemente da dimensão do seu negócio, a CdA está ao seu lado na busca por uma solução de faturação eletrónica adequada às suas necessidades.




Comments


bottom of page