Rendas podem aumentar mais de 11% em 2026: Simule aqui
- CdA - Negócios & Consultoria

- 12 de jan.
- 2 min de leitura
A partir de janeiro de 2026, as rendas podem aumentar até 2,24%, de acordo com o Aviso publicado em Diário da República. Contudo, a soma dos coeficientes não aplicados em anos anteriores pode resultar num aumento superior a 11%.
Se possui um contrato de arrendamento inscrito na Autoridade Tributária e pretende obter uma estimativa de quanto vai pagar a partir deste mês, utilize o simulador que disponibilizamos no final deste artigo.

O Aviso n.º 23174/2025/2, de 19 de setembro, estabelece que em 2026, as rendas poderão aumentar até a um máximo de 2,24%. No entanto, a Lei confere um carácter facultativo aos senhorios, ou seja, a aplicação do coeficiente de atualização das rendas depende da vontade destes últimos.
Assim sendo, os senhorios cujos contratos preencham os requisitos e que pretendam proceder à atualização, devem comunicar aos inquilinos com a antecedência mínima de 30 dias, através de carta registada com aviso de receção. Em alternativa, a comunicação poderá ser entregue em mão, desde que o inquilino assine e guarde consigo uma cópia do documento.
Da carta devem constar:
O coeficiente de atualização aplicado
O novo montante final
A data a partir da qual a nova renda é aplicável
Atenção ao limite de três anos para aplicação do coeficiente de atualização de rendas
Diz-nos o n.º 2, alínea d) do artigo 1077.º do Código Civil o seguinte:
A não actualização prejudica a recuperação dos aumentos não feitos, podendo, todavia, os coeficientes ser aplicados em anos posteriores, desde que não tenham passado mais de três anos sobre a data em que teria sido inicialmente possível a sua aplicação.
Isto significa que a Lei permite ao senhorio que não atualizou a renda num determinado ano, recuperar esse valor posteriormente. Ou seja, é possível aplicar os coeficientes de aumento não utilizados, desde que não tenham passado mais de 3 anos desde o momento em que deveriam ter sido aplicados.
Vamos voltar ao exemplo dos anos anteriores?
A Maria vive num apartamento T3 em Felgueiras e tem uma renda de 800€, mas o seu senhorio não atualiza o valor desde 2023. No entanto, comunicou-lhe que em 2026 irá proceder ao aumento da renda recuperando os anos anteriores.
Assim, em 2026, aplica-se a acumulação sucessiva dos coeficientes de 2024, 2025 e 2026.
Obtenha uma estimativa do valor da sua próxima renda utilizando o nosso simulador:

Comentários